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Projetos

LABORATÓRIO DE BRINQUEDOS E JOGOS (LABRINJO)

O Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO) destina-se ao fortalecimento do vínculo entre teoria e prática pedagógica e o conhecimento da realidade brasileira na área de brinquedos e materiais pedagógicos. Um projeto que mobilizou reflexões e estudos sobre a importância do jogo, do brinquedo e da brincadeira. O LABRINJO é um laboratório de pesquisa, de extensão universitária e de formação dos alunos do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) e de outros educadores como um todo, o LABRINJO especializou-se no estudo e pesquisa de jogos, brinquedos e materiais lúdicos, no aperfeiçoamento da qualidade da formação metodológica do professor e pesquisador. O LABRINJO vai desenvolver regularmente suas atividades buscando atuar de maneira integrada tanto no que diz respeito à sua equipe de professores, alunos e parceiros, quanto atendendo ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Utiliza-se de metodologias que primam pela reflexão e vivência buscando a transformação social nos grupos participantes, favorecendo os processos de conscientização como “seres” no mundo e “cidadãos” do mundo.




BRINQUEDOTECA DE PESQUISA E LAZER


A Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) na Universidade Federal do Ceará (UFC) tem como objetivo principal ser um espaço de lazer e de formação acadêmica dos alunos da UFC. Este espaço é um ambiente lúdico que tem magia, encantamento e alegria, no qual a criança se sente livre para brincar de forma desprendida, liberando suas emoções por meio das ações lúdicas. A missão da brinquedoteca apresenta-se em três perspectivas. Na primeira é de momentos especiais, ricos e transformadores, é um solo fértil e apropriado para o nascimento de um novo homem, um homem melhor capaz de construir um novo mundo. Um mundo onde a afetividade é acolhida a sensibilidade é cultivada, a criatividade estimulada, a solidariedade é praticada, onde a humildade é uma virtude e os direitos da criança respeitados. São elementos indispensáveis na formação humana. Mas a criança deve vivenciar a brinquedoteca utilizando do seu livre arbítrio, da vontade e do desejo próprio como também pelo prazer de jogar, ou de encontrar e reencontrar os amigos, são estes elementos que serão norteadores da ação lúdica. E na segunda perspectiva, tem como missão o resgate e exercício da cultura popular, assim como a participação da comunidade e lideranças nos processos que envolvem a ludicidade e a relação de trocas de vivências, partilhando as experiências de ontem como o hoje. Neste sentido, esta perspectiva valoriza a história da ludicidade de família (os pais, os avós etc.) e de suas criações de jogos, brinquedos e brincadeiras, que podem ter na brinquedoteca um local adequado para realizar tais vivências entre as gerações. E finalmente na terceira perspectiva, a brinquedoteca tem como missão ser um instrumento mediador e catalisador de pesquisa no campo da pedagogia, psicologia e outras áreas do conhecimento humano que buscam uma melhor compreensão sobre o brincar e suas relações com o desenvolvimento social, cognitivo, afetivo, físico-afetivo e ambiental.





BRINCARMÓVEL



O brincarmóvel tem como principal característica a possibilidade de levar a manifestação lúdica em diferentes espaços e lugares dentro de uma perspectiva de lazer e diversão. O brincarmóvel, além de ser um espaço estruturado para brincar, é um espaço móvel que é pleno e cheio de momentos especiais, ricos e transformadores, é um solo fértil e apropriado para o nascimento de um novo homem, um homem melhor, capaz de construir um novo mundo. Um mundo onde a afetividade é acolhida, a sensibilidade é cultivada, a criatividade estimulada, a solidariedade é praticada, onde a humildade é uma virtude e os direitos da criança respeitados. Mas a criança deve vivenciar o brincarmóvel utilizando-se do seu livre arbítrio, da vontade e do desejo próprio como também pelo prazer de brincar, ou de encontrar e reencontrar os amigos. São estes elementos que serão norteadores da ação lúdica

BRINCAR PARA INCLUIR(BRINQUEDOTECA)





O projeto brincar para Incluir é uma ação lúdica de intervenção realizada na Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer do Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES da Universidade Federal do Ceará – UFC. O projeto é um espaço lúdico de inclusão onde as crianças portadoras de deficiências manifestem seu brincar de forma espontânea e livre. O objetivo deste trabalho é de compartilhar as intervenções lúdicas com os grupos especiais: Deficiência visual; Baixa visão; TEA; Múltiplas Deficiências; Paralisia cerebral; Cadeirante; Surdo; Síndrome de Down; TDAH; Déficit intelectual: leve, moderada e grave, Distúrbio Bipolar, entre outros.






CELULA - Desenvolvido por Prof. Dr. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida e equipe.