Menu com sub-itens

banner

Sobre



O PROGRAMA



O Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) destina-se ao fortalecimento do vínculo entre teoria e prática pedagógica e o conhecimento da realidade brasileira na área da cultura lúdica e o brincar. Este programa estrutura estudos, pesquisas e ações sociais sobre a importância do jogo, do brinquedo, da brincadeira, da cultura lúdica e do lazer. 

O CELULA é um núcleo de ensino, pesquisa e de extensão para os alunos e professores da Universidade Federal do Ceará – UFC, além de ser, um ambiente de aperfeiçoamento da formação lúdica, estudo, pesquisa e vivências de jogos, brinquedos e materiais lúdicos de professores e a sociedade como um todo.


O CELULA fundamenta-se e seis projetos de extensão já existentes e consolidados na Universidade Federal do Ceará (UFC), estas ações de extensão se complementam e interatuam entre elas. Os projetos de extensão que fazem parte do programa são:
  1. Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO);
  2. Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer;
  3. Brincar na UFC: um direito de todos.
Este programa é caracterizado por um conjunto de ações de caráter orgânico-institucional, de médio e longo prazo, com clareza de diretrizes e orientadas a um objetivo comum, articulando projetos e outras ações existentes. 

No organograma abaixo apresentamos a estrutura do CELULA com os respectivos eixos de pesquisa de cada projeto.




O COORDENADOR
Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). Doutor pela Universidade de Barcelona (UB). Mestre em Educação da América Latina pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Educação pela Universidade de Barcelona (UB). Graduado em Educação Física. Coordenador dos seguintes projetos de extensão universitária: Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO), Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer, Museu da Infância e do Brinquedo (MIB), BRINCAR NA UFC: UM DIREITO DE TODOS, BRINCAR PARA INCLUIR. Professor responsável pelas seguintes disciplinas no IEFES/UFC: Estudos Teóricos e Práticos sobre o Brincar, Jogos Cooperativos, Recreação e Ludicidade, Cultura Lúdica e Teoria do Jogo, Lazer e Educação, Educação Física na Educação Infantil, Educação Física para Terceira Idade e Folclore e Cultura Popular. Atualmente realizo atividades de pesquisa, ensino, estágio e extensão no IEFES/UFC. Linhas de pesquisas e estudos: brincar (jogos, brinquedos e brincadeiras) cooperativo, cultura lúdica, espaços lúdicos, apropriação de espaços para brincar, jogos eletrônicos, videogames e virtuais, psicologia do brinquedo, ludo diagnóstico, ação lúdica motriz, criação de jogos e brinquedos, jogos tradicionais e populares, formação lúdica do professor, mapas afetivos, escalas de intensidade e qualidade Lúdica, mapeamento da trajetória lúdica infantil, educação lúdica, métodos ludiformes, desenvolvimento infantil, lazer e transdisciplinaridade. Facilitador de jogos cooperativos. Brincante e aprendiz. Autor de vários livros e artigos sobre o brincar e o lúdico.



CELULA - Desenvolvido por Prof. Dr. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida e equipe.